Actividades

O que fazemos

O Cromitos promove a aprendizagem e o interesse pela Programação e Electrónica com o objectivo de inspirar crianças e adolescentes a passarem de meros utilizadores de tecnologia a criadores. Pode saber mais aqui.

Para isso, organizamos actividades pontuais e contínuas. As actividades pontuais têm como objectivo apresentar estes temas e despertar a curiosidade. As actividades contínuas têm como objectivo acompanhar as crianças e os adolescentes nesta descoberta, incentivando-os a serem pró-activos na sua aprendizagem e evolução, aprendendo e trabalhando em equipa com os colegas e usando a maior biblioteca de todas, a internet.

De momento, iniciámos as actividades relacionadas com Programação uma vez que ainda não temos equipamento para brincar à Electrónica.

Todas as actividades são Gratuitas e o nosso objectivo é que assim continuem.

 

Como fazemos

No Cromitos, usamos aplicações, jogos ou mesmo brinquedos.
A consciência para a necessidade de desenvolver a capacidade de programar e compreender o mundo da electrónica é cada vez maior e são cada vez mais as formas de apresentação destes conteúdos (sempre que tomamos conhecimento de mais uma falamos sobre ela no nosso blog).

Estas são algumas das ferramentas que usamos ou que pretendemos usar num futuro próximo…

Para os ajudar a descobrir e a utilizar os conceitos básicos da Programação, usamos:

  • Code.org, um website que disponibiliza cursos de iniciação para várias idades, recorrendo a uma linguagem de programação gráfica cujos elementos são blocos de instrução que podem ser arrastados para construir o programa principal (a sua utilização é gratuita);
  • Scratch, uma linguagem de programação semelhante à utilizada em code.org mas que oferece mais variedade de elementos (a sua utilização é gratuita).

 

Actividades

Escolas

A primeira actividade do Cromitos foi realizada na escola 31 de Janeiro nas férias da Páscoa de 2014. Durante 10 dias, 2 horas por dia, 16 alunos dos 3º e 4º anos realizaram o curso Intro to Computer Science da Code.org e se poderíamos pensar que a vontade de vir à escola em período de férias iria esmorecer ao fim de alguns dias, enganámo-nos. O entusiasmo e o interesse manteve-se até ao fim.

Neste momento, o Clube Cromitos não está em nenhuma escola mas já esteve em algumas, como actividade extra-curricular:

Se quiseres ter um Clube Cromitos na tua escola, escreve-nos para fale.connosco@cromitos.com.

 

Lab Cromitos

O Lab Cromitos é um espaço cedido pela Centro Paroquial do Murtal, que se localiza na Rua Laura Alves no Murtal, Parede.

São duas salas que se transformam numa só para receber os futuros cromitos da programação e da electrónica.

O Lab Cromitos organizou uma primeira actividade piloto por altura do Europe Code Week 2014. Dois turnos de crianças e adolescentes apareceram com os seus computadores para participar em “Uma hora a programar” pois o Lab Cromitos não tinha equipamento informático. A actividade correu muito bem e em muito deveu-se ao equipamento para acesso e distribuição de internet que um pai disponibilizou.

Assim, e porque os equipamentos de acesso à internet pessoais dos voluntários não chegavam para garantir o bom funcionamente constante de mais actividades, fomos à procura de apoios e eles estão a chegar 🙂 pelo que o Clube Cromitos em formato de actividade contínua terá início brevemente no Lab.

O Clube Cromitos terá vários turnos de forma a poder receber crianças de diferentes idades e os turnos ocorrerão para já 1 vez por semana (poderá mudar dependendo da disponibilidade dos voluntários) e terão a duração de 1h. Para que possamos organizar os horários de acordo com a disponibilidade dos interessados e dos voluntários, estão já abertas as pré-inscrições.
Inscreve-te aqui!

 

Por aí fora

Ficaremos muito felizes se nos convidares para apresentar estes temas às crianças e adolescentes que te são queridos. De momento, ainda não dispomos de equipamento que possamos transportar connosco (mas estamos a fazer por isso), pelo que só poderemos aceitar o convite se o espaço para onde nos convidarem reunir as condições necessárias (é que só ver ou ouvir não tem sequer metada da graça).

Mas que isto não te desencoraje, escreve-nos para fale.connosco@cromitos.com e tudo faremos para aceitar o convite.

 

share on